sexta-feira, janeiro 05, 2007

Amanhã é dia de Reis!

Sabem o siginificado deste dia?

Chama-se Dia de Reis porque neste dia três Reis Magos vieram de muito longe, guiados por uma estrela, para adorar o Menino Jesus, em Belém. Chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltasar e cada um deles lhe ofereceu uma prenda. Belchior ofereceu ouro, Gaspar ofereceu incenso e Baltasar ofereceu mirra. Estas prendas representam a nobreza e divindade do Menino Jesus e, também, o sofrimento que enfrentaria na Terra para salvar a Humanidade.


É por isso que em alguns países, como a nossa vizinha Espanha, só se abrem as prendas de Natal no dia 6 de Janeiro. Mas no nosso país as prendas abrem-se dia 25 de Dezembro e no dia 6 de Janeiro desfaz-se a árvore de Natal e come-se o bolo-rei. E também bolo está carregado de simbologia, dado que representa as prendas oferecidas pelos Reis Magos: a côdea simboliza o ouro, as frutas secas e cristalizadas representam a mirra e o aroma do bolo pode ser comparado ao perfume do incenso.

Segundo a lenda, os Reis Magos disputaram a entrega das prendas a Jesus e a única solução foi decidir à sorte quem as entregaria. Então um padeiro cozinhou um pão com uma fava no seu interior, distribuiu as fatias pelos três e aquele a quem calhasse a fava teria o direito de entregar os presentes a Jesus!

A Ana Galvão foi até Madrid para assistir à celebração do dia de Reis e contar-nos tudo sobre a importância deste dia em Espanha! A tradição já nem sempre é o que era, e já não são assim tantas as famílias que continuam a desembrulhar as prendas no dia 6 de Janeiro. No entanto, os Reis Magos continuam a ter muita importância!



Site Oficial das Manhãs da 3


   Powered by Blogger


   Desenvolvido por:

   O'Gabinete Design e Comunicação Lda